Monday, April 23, 2007

A cor dos alimentos




Cor e aceitação de um alimento estão intimamente ligadas. A visualização da comida provoca uma reacção no hipotálamo. Indivíduos aos quais foi sugerido que comessem no escuro referem a falta de um elemento para poderem desfrutar do que estão a comer: o aspecto da comida. O primeiro contacto que temos com os alimentos é o visual. Então, para uma comida ser experimentada há que convencer os olhos. Alguns produtos alimentares falham no mercado não por apresentarem mau sabor, textura ou cheiro mas porque o consumidor não gostou do seu aspecto e por isso nunca os comprou.
As cores têm um significado. O nível de aceitação/rejeição dos alimentos depende, em grande parte, da sua cor, e, é quase universalmente difícil conseguir que um consumidor experimente uma comida azul (apesar de hoje em dia existir no mercado algumas comidas azuis dirigidas para crianças). Verdes, castanhos, vermelhos são mais aceites pelas pessoas, apesar de tal variar com a cultura. Por exemplo os japoneses são conhecidos pelo seu uso de comidas coloridas.

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