Saturday, May 12, 2007

A Secção Áurea e o pentágono nos vegetais

A proporção áurea, como o nome sugere está presente na natureza, no corpo humano e no universo. Esta razão aparece no comportamento da refracção da luz, dos átomos, do crescimento das plantas, nas espirais das galáxias, dos marfins de elefantes, nas ondas no oceano, furacões, etc.
Trata-se de um número “quase mágico” envolvido em crescimentos biológicos.
A presença de uma ordem geométrica e da Secção Áurea no mundo vegetal é facilmente constatável, graças à espiral cónica e à forma pentagonal de muitas estruturas vegetais.
O doutor-arquitecto Aldo Montù afirma que "a harmonia geométrica e as cores do mundo vegetal, com as suas variações, permitem a sobrevivência do mundo animal e, com a sua beleza, fascinam e
exaltam, desde sempre, o espirito do Homem". O mesmo arquitecto fala-nos de alguns exemplos da secção áurea na natureza, e aqui, dentro do prato, falamos-lhe da secção áurea em alguns frutos.
O limão, a laranja, a tangerina possuem a ligação do pecíolo em forma de estrela. Muitos frutos evidenciam muito menos a origem pentagonal, como a banana, que no entanto, apresenta a casca de cinco costados. As folhas da framboesa, olhadas de cima, apresentam distribuição pentagonal e a base da framboesa, apresenta também base em estrela pentagonal. No tomate e na abóbora, a estrela é clara na ligação do pecíolo.
Ao seccionar uma maçâ ou uma pêra, segundo um plano horizontal, encontramos o pericarpo com cinco lóculos, com uma ordem em estrela. Na secção podemos escrever os pontos do sucessivo crescimento da estrutura pentagonal, que termina numa forma redonda.

Sugerimos olhar o nosso prato, com o olhar de Pitágoras quando afirmava que todas as coisas no mundo estão ordenadas de acordo com os números...

1 comment:

Anonymous said...

qual é o nome dessas frutas? agradeceria se me enviasse ( xocolatixxavier@hotmail.com) obrigado :*